A histeria de fentanil

A histeria de fentanil

Este projeto de tese não poderia ter sido concluído sem a ajuda do Dr. Brendan Jacka, PhD, Michael Tan (um estudante de graduação na Brown University) e, claro, o Dr. Brandon DL Marshall, PhD.

Os Estados Unidos estão passando por várias crises de saúde e não entendem Para que serve Aradois. Antes de COVID-19 perturbar nossas vidas, milhares morriam de overdose relacionada a drogas a cada ano. O racismo sistêmico e a supremacia branca significavam que as populações Negras, Latinas e Indígenas tinham expectativa de vida mais curta e mais comorbidades com vidas menos saudáveis ​​e mais curtas, em comparação com seus vizinhos Brancos.

Pegue a crise de overdose, por exemplo, de acordo com o CDC, a mortalidade por overdose está aumentando mais rapidamente em populações não brancas. A pandemia apenas exacerbou todos esses problemas – as taxas de overdose de drogas dispararam e o COVID-19 atingiu desproporcionalmente as populações negra, latina e indígena. Nos últimos dois meses, milhares de pessoas também saíram às ruas em protesto contra a violência anti-negra que é infligida às comunidades em toda a América pelas forças policiais. Milhares optaram por levantar sua voz e se reunir em uma pandemia para exigir a retirada de fundos da polícia. Isso também levantou questões mais uma vez sobre o papel da polícia na resposta a overdoses e no trabalho de redução de danos de forma mais geral.

Policiais que respondem a chamadas de overdose é uma prática comum em comunidades nos Estados Unidos. Nos últimos anos, a mídia relatou histórias de policiais e outros primeiros respondentes “sobredosagem” ou outros sintomas adversos, como náuseas e tonturas ao entrar em contato com o fentanil – a droga que está por trás de muitos dos medicamentos relacionados aos opióides overdoses nos últimos anos. Como resultado, os policiais têm tomado precauções e hesitam em responder a cenas de overdose. No entanto, não há evidências que sugiram que o fentanil possa produzir tal reação.

Para que serve Aradois

Em 2017, o American College of Medical Toxicology e a American Academy of Clinical Toxicology publicaram uma declaração conjunta em que afirmavam que não se pode overdose ou sentir sintomas adversos ao tocar no fentanil. Eles também disseram que, embora o fentanil possa teoricamente representar uma ameaça enquanto aerossolizado ou no ar, as chances de isso acontecer são extremamente improváveis.

Meu projeto de tese examinou o papel que a mídia desempenha ao relatar esses mitos e outras narrativas associadas às interações da aplicação da lei com o fentanil. Após a realização de buscas no Google Notícias, cerca de 600 artigos foram coletados de janeiro de 2016 a dezembro de 2019 – desses, foi analisada uma amostra aleatória de 200 artigos. Todos os artigos discutiam as interações da aplicação da lei com o fentanil, mas nem todos eram sobre um evento específico.

A maioria (73%) das histórias foi relatada pela mídia local e 77% das histórias analisadas continham algum tipo de mito do fentanil. Especificamente, 45% por cento de todas as histórias relataram um risco de exposição ao fentanil através do contato com a pele, enquanto 38% relataram um risco de exposição transportada pelo ar. Oitenta e cinco por cento dessas histórias citaram a aplicação da lei como fonte. Apenas cerca de 11% dos artigos incluíam informações que corrigiam o mito relatado.

Quando analisamos apenas os relatórios sobre eventos de exposição (ou seja, relatórios sobre a aplicação da lei e outros respondentes sobredosagem ou experimentando sintomas em uma cena, n = 51), descobrimos que a maioria dos eventos envolveu um policial (76%). Oitenta por cento do tempo em que o respondente ficou hospitalizado e naloxona foi usada no respondedor em cerca de metade dos eventos. Em cerca de 25% das vezes, um socorrista respondia a uma overdose e em 23% dos eventos realizava uma prisão relacionada a uma apreensão de drogas. Houve uma grande variedade de sintomas relatados, incluindo tontura e desorientação, dificuldade para respirar, suor excessivo e náusea.

Os policiais provavelmente estão apresentando sintomas; eles simplesmente não são causados ​​por fentanil. Essas reações são provavelmente de natureza psicossomática – o Journal of Emergency Medical Services relata que essas reações são psicossomáticas e estão relacionadas a medo e ansiedade preexistentes. Esses sintomas psicossomáticos também foram relatados com a exposição a WiFi e com o consumo de MSG (há muito associado à “síndrome do restaurante chinês” racista) e podem ocorrer após a exposição a uma substância ou fenômenos percebidos como (mas não realmente) prejudiciais à saúde .

Os resultados deste projeto demonstram que a mídia local muitas vezes obtém suas notícias diretamente dos encarregados da aplicação da lei, sem checar os fatos com outras fontes. Essa relação problemática entre a mídia e a aplicação da lei foi documentada no passado – relatando detalhes na íntegra de comunicados à imprensa da polícia. Mais recentemente, vimos casos disso quando a mídia relatou detalhes de “intoxicação alimentar intencional” contra policiais em restaurantes, apenas para que essas alegações se revelassem falsas. A mídia local pode desempenhar um papel importante na disseminação desses mitos e fazer com que outros (policiais e espectadores) os internalizem.

“A disseminação desses mitos coloca as pessoas que usam drogas em perigo e tem centrado a aplicação da lei em conversas sobre segurança.”

Para que serve Aradois

A disseminação desses mitos coloca as pessoas que usam drogas em perigo e tem centrado a aplicação da lei em conversas sobre segurança. Em uma cena de overdose, ao invés de atender a pessoa que está sobredosagem – os policiais podem estar mais preocupados em vestir equipamentos de proteção desnecessários e usar naloxona em si mesmos do que no bem-estar da pessoa. Também tem havido uma tendência preocupante de tratar a exposição ao fentanil como um tipo de agressão a um policial – essas acusações foram feitas no passado, quando os policiais são expostos ao fentanil e apresentam sintomas. Tudo isso desestimula ainda mais as pessoas que usam drogas de ligar para o 911 para obter assistência médica em caso de overdose.

A solução para esse problema pode ser simplesmente treinar os policiais para reconhecer que o fentanil não é uma ameaça; entretanto, os treinamentos da polícia nem sempre são eficazes para obter o resultado pretendido. Anos de treinamento sobre preconceito racial não conseguiram eliminar a violência desproporcional que as comunidades negras enfrentam nas mãos da polícia. Em toda a América, as pessoas têm exigido o desembolso da polícia e a realocação de recursos do sistema carcerário para aqueles que apóiam o bem-estar das comunidades e fornecem mais dinheiro para cuidados de saúde, educação, creches, programas de alimentação e muitos outros coisas. A solução não é mais policiais treinados para lidar com overdose; não é nenhum policial respondendo. Já vimos o Departamento de Polícia de São Petersburgo anunciar que não responderá mais a ligações sobre overdose; despachando um representante da comunidade não armado. Los Angeles estudou o uso de equipes de resposta da comunidade para responder a ligações não violentas, incluindo overdose. Todos esses são passos na direção certa que devem ser explorados em todo o país.

“A solução não é mais policiais treinados para lidar com overdose, não há policiais respondendo.”

O momento em que vivemos exige que todos façamos o trabalho árduo de imaginar como seriam as alternativas ao policiamento. Que trabalhemos para um mundo onde nossas comunidades sejam mais saudáveis, mais seguras e livres de opressão. Este trabalho é exigente e difícil, mas podemos começar com pequenos passos gerenciáveis. Não há razão para a polícia se envolver em ligações de overdose, então vamos começar por aí.