Você está deixando a culpa chegar até você?

Você está deixando a culpa chegar até você?

É seguro dizer que ninguém gosta de se sentir culpado. Como motivador, a culpa pode não ser a melhor abordagem, mas pelo menos pode potencialmente alterar seu comportamento para fazer com que um mau pressentimento desapareça. Em vez de adiar, você responde imediatamente ao e-mail de alguém. Em vez de se atrasar, certifique-se de chegar a tempo para uma reunião importante ou apenas um almoço com um amigo. Você não procrastina, mas em vez disso segue uma promessa de fazer algo para o seu parceiro.

Às vezes, no entanto, é impossível evitar a experiência de culpa. Talvez você esteja correndo para deixar tudo pronto e pronto para férias e está claro que você não fará um prazo importante antes de sair. Em todo o que deveria ser livre de diversão ao sol ou uma aventura de mochila pela floresta, sentimentos de culpa perdidos penetram em sua consciência de forma muito regular.

Há outras ocasiões em que seus sentimentos de culpa aparecem depois que você percebe alguma falha em seu comportamento. Você não percebeu o quanto você feriu os sentimentos do seu amigo com o que você considerou um comentário engraçado, mas foi considerado um insulto cruel. Demorou anos para o seu amigo compartilhar essa reação com você. À medida que você aprende essas notícias desalentadoras, fica imaginando como você poderia ser tão insensível. Quantas outras pessoas você ofendeu sem querer? As dores do remorso e da vergonha se misturam com essa inevitável sensação de culpa, junto com um voto de sua parte de nunca ser tão cruel novamente.

Por mais desagradável que seja a culpa, o que pode ser ainda pior é a culpa que você pode começar a sentir por se sentir culpada. Nessas férias, quando você luta com o fato de ter falhado em cumprir sua lista de tarefas pré-viagem, fica aborrecido consigo mesmo por permitir que essa culpa chegue até você. Você merece essas férias e pode terminar o que quer que tenha sido quando voltar, sua mente racional lhe diz. Ainda assim, essas dores não vão desaparecer.

É essa culpa sobre a culpa que se torna parte das “meta-emoções” investigadas por um estudo recente da Universidade de Washington em pesquisadores de St. Louis, Natasha Bailen e colegas (2019). Definindo uma meta-emoção como “emoções secundárias que ocorrem em resposta a outras emoções primárias”, ou MEE (p. 776), Bailen e seus colegas pesquisadores sugerem que essa resposta a uma emoção não precisa corresponder à emoção primária. Você pode se sentir culpado por ser feliz, por exemplo, quando descobre o infortúnio de um inimigo. Separando a emoção primária da secundária, você pode ter todas as quatro combinações de emoções e suas MEEs associadas (Negativa-Positiva, Positiva-Positiva, Negativa-Negativa, Positiva-Negativa). A culpa pela culpa se enquadra na categoria de Negativo-Negativo, ou “NN”. A maioria das meta-emoções, acreditam os autores, é NN ou PP (Positivo-Positivo).

A partir da visão cognitiva cada vez mais aceita das emoções, Bailen et al. Considere o MEE como o resultado de um processo de avaliação em que seu sentimento resulta da maneira como você interpretou uma situação. Se você acredita, como muitas pessoas fazem, na visão hedônica das emoções, que determina que é importante se sentir feliz, você tentará aumentar seus PPs. Os NNs ocorrem quando sua emoção negativa viola essa crença geral. Segundo os autores da Washington University, as pessoas com transtorno depressivo deveriam ser particularmente vulneráveis ​​a essa experiência, porque acham difícil aceitar as emoções negativas que “não deveriam” estar vivenciando, de acordo com o princípio hedônico geral. Sentimentos de culpa são um dos critérios do transtorno depressivo maior, então a questão é se esses sentimentos são NNs ou apenas “N”.

Beilen e seus colegas colocaram esses conceitos sobre meta-emoções no teste, baseando-se em uma amostra de base comunitária de 72 adultos (20-79 anos de idade / idade média de 39). Esses participantes completaram duas sessões de laboratório, com uma semana de intervalo. Na primeira sessão, os participantes aprenderam como, nos dias seguintes, registrar suas emoções durante o período subseqüente de sete dias. Eles forneceram essas avaliações por meio de um aplicativo que os levou a afirmar como se sentiam ao longo do dia com perguntas como “Estou com raiva por me sentir triste”.

Os avaliadores decidiram se a resposta era (a) um estado de sentimento e (b) se era positiva ou negativa, através de um sistema de classificação de palavras cuidadosamente construído. Os participantes também foram solicitados, a cada solicitação, a indicar se estavam prestando atenção em como estavam se sentindo no momento, e também em como estavam certos sobre esses sentimentos. A equipe de pesquisa administrou questionários durante a segunda sessão de laboratório, incluindo medidas de sintomas depressivos. Aqueles cujas avaliações durante a semana mostraram que estavam com sintomas depressivos ou ansiosos também completaram as entrevistas de diagnóstico no momento do segundo teste.

Contagens simples de MEE mostraram que elas eram relativamente comuns, com mais da metade (53%) dos participantes relatando pelo menos um episódio. A ocorrência média foi de 6% de todas as avaliações; em outras palavras, 6% do tempo em que os participantes tiveram sentimentos motivaram as MEEs. O MEE mais frequente foi da variedade NN, com 46% afirmando que de fato se sentiam mal por se sentirem mal. As restantes MEE’s eram muito inferiores, com taxas de 18% (PP), 15% (NP) e 8% (PN). Assim, as pessoas parecem mais propensas a se sentirem mal por se sentirem mal do que se sentem mal por se sentirem bem. Os resultados também revelaram que o nível de sintomas depressivos parecia desempenhar um papel na produção de NNs, embora também seja possível que os NNs tenham levado aos sintomas depressivos.

O fato de os PNs e os PPs não diferirem em frequência sugere que a qualidade da emoção não parece importar na produção de uma MEE positiva; as pessoas podem se sentir tão bem em ter uma emoção negativa quanto em ter uma emoção positiva. Os autores interpretam este achado como contradizendo a teoria hedônica da regulação emocional. É possível que as pessoas se sintam positivas em relação a uma emoção negativa, porque de alguma forma a reconhecem como apropriada. Você pode não se sentir mal se perceber que algumas situações exigem sentimentos negativos. Voltando ao exemplo anterior de ferir um amigo sem querer com uma observação insultuosa, talvez você possa ver o lado positivo de ter aprendido a tomar cuidado ao fazer uma piada às custas de outra pessoa. Você também pode, voltando ao exemplo de férias, aprender a não fazer promessas que não pode cumprir.

No geral, a alta frequência de NNs sugere que, de todas as emoções para ficar com você depois que o sentimento passou, são os negativos que carregam mais peso. Além disso, as pessoas que se sentem atormentadas por essas sequências negativas e negativas foram encontradas, pelos pesquisadores da Universidade de Washington, com maior probabilidade de apresentar sintomas depressivos.

Quais eram essas emoções negativas como, então? Como a culpa apareceu na foto? Entre essa amostra, “frustrados” e “desapontados” chegaram ao topo da lista de emoções primárias, com “culpa” e “tristeza” ocupando os dois primeiros lugares em emoções secundárias. O que desencadeia essas emoções secundárias, além disso, parece ser a atenção do indivíduo para seu próprio estado emocional. Se você está alheio às suas emoções, em outras palavras, é menos provável que você perceba como elas fazem você se sentir nesse nível “meta”. É importante ressaltar que os autores acreditam que o processo pode mudar junto com a situação. Não houve efeito do “traço” da sensibilidade emocional nas experiências meta-emocionais, mas, em vez disso, esses MEEs pareciam ter uma qualidade mais fugaz e semelhante a um estado.

Se você está preso em um ciclo de culpa da NN, o Bailen et al. O estudo sugere que a chave para evitar que a culpa chegue até você é separar o sentimento secundário de culpa da emoção original que provocou esses sentimentos. Da próxima vez que estiver se sentindo culpado, pare e faça a mesma pergunta que os pesquisadores fizeram aos participantes. Você se sente culpado por se sentir frustrado de alguma forma? Você se sente culpado porque está desapontado consigo mesmo? Como os autores concluíram, as pessoas “devem primeiro ser capazes de identificar quando as experiências meta-emocionais estão ocorrendo antes que elas possam reduzir sua ocorrência.” A emoção da culpa, quando apropriado, talvez possa lhe permitir remediar uma situação ruim criada por suas próprias ações. . Quando é jogada em cima de outra emoção ou outra experiência que provoca emoção, parece ter menos um efeito adaptativo.

Em suma, a sua vida emocional pode envolver uma ampla variedade de sentimentos, muitos dos quais podem aumentar sua capacidade de desfrutar de suas experiências. Aprender a puxar a ficha para sentimentos improdutivos de culpa só pode ajudar a ampliar esse prazer.